Boa parte do Facebook foi construída em PHP, mostrando a capacidade da linguagem de suportar plataformas com alto volume de acesso, ainda que os engenheiros de Zuckerberg trabalhem para deixá-la mais escalável e performática. Por que aprender PHP? Os outros motivos você conhece lendo este post.
Cerca de 80% dos sites da internet são desenvolvidos utilizando PHP, apesar de às vezes a linguagem receber críticas em relação a design e consistência. Logo, se tem muito uso, a oferta de emprego também é grande. O fato é que ela tem seus pontos fortes, ou seja, motivos de sobra para justificar o tema de hoje: por que aprender PHP.
Linguagem PHP: disponibilidade e maturidade contam
1. Disponibilidade – a hospedagem PHP está nos planos de todas as principais empresas de hosting. Por exemplo: Godaddy, Bluehost e HostGator. Muitas destas companhias trabalham com PHP nativamente instalada em seus servidores, inclusive.
Então, hospedar uma aplicação com a linguagem sai mais barato. Lembrando que, para os projetos comerciais, isso é extremamente importante, porque é positivo saber que você terá como manter sua aplicação no ar com uma ampla quantidade de opções e com um custo relativamente baixo.
2. Maturidade – a linguagem PHP existe desde 1994, sendo difundida e trabalhada de modo consistente por diferentes desenvolvedores no mundo todo. Portanto, ganhou qualidade e amadureceu enquanto recurso de script do lado do servidor, especialmente em sua versão 7.
Podemos destacar aqui a incorporação de ferramentas como return types, type hynt, tratamentos de erros, além de criptografia moderna e significativo ganho de performance em relação às edições anteriores. Dispõe ainda de inúmeros recursos modernos – é o caso da funcionalidade de Programação Orientada a Objetos (OOP).
Dessa forma, a linguagem foi se tornando mais confiável e atrativa para os novos desenvolvedores. E a previsão é que ela deve continuar em alta no mercado web por muito tempo.
Por que aprender PHP? Motivos de sobra aqui
3. Melhorias constantes – uma das mais relevantes é a rapidez da versão 7, quando comparada à 5, devido à reestruturação da linguagem PHP para torná-la mais eficiente. Para você ter uma ideia, a edição 7 vem com cache OpCode, que otimiza o desempenho também.
4. Código aberto e gratuito – sem custo para usar e livre para você inspecionar o código-fonte e modificá-lo. Portanto, você não precisa adquirir nenhuma licença de utilização do software. Por que aprender PHP? Para dominar uma linguagem sobre a qual ninguém cobrará taxas ou royalties, seja durante o aprendizado ou na rotina de projetos profissionais.
5. Trabalho remoto – aprenda PHP e trabalhe remotamente, pois a tecnologia moderna permite isso. Tudo o que você vai precisar é um computador/notebook e uma conexão à internet, aliás.
6. Compatibilidade – aconexão com diversos sistemas e bancos de dados é outra razão de por que aprender PHP. Ela pode utilizar PostgreSQL, Oracle, Sybase e DB2. Entretanto, o banco de dados mais comum é o MySQL, que também é gratuito e de código aberto. O que abre muitas portas para o uso de dados corporativos na web, como resultado.
Além disso, a linguagem pode ser aplicada em qualquer plataforma com um servidor de internet, tais como Linux, Windows e Solaris. Ou seja, se você aprender PHP, não enfrentará dificuldades para começar a programar, ao contrário de outras linguagens. Isso tem outra vantagem: você poderá fazer trocas mais consistentes com outros profissionais.
Ainda resta dúvida? Veja mais razões para apostar em PHP
7. Excelente documentação – sua documentação é extensa, tão madura quanto a própria linguagem. Cada versão de PHP tem seu manual, além de comentários de usuário e muitos exemplos. Sem falar da infinidade de tutoriais, fóruns e artigos que você encontra na internet.
8. Alta procura por desenvolvedores de PHP – a expansão da internet elevou a demanda por desenvolvedores de PHP, impulsionada pelo aumento da migração das empresas para a web. Portanto, oportunidades não faltarão!
9. Facilidade no aprendizado – dominar toda a ampla gama tecnológica para hospedar e criar sites e aplicações da internet requer uma curva de aprendizado. No entanto, isso não é um bicho de sete cabeças, e você não precisa esperar saber tudo para começar. A curva de aprendizado de PHP tende a ser mais baixa se comparada com Java ou C#, por exemplo.
10. Baixa barreira de entrada – por que aprender PHP? Enfim, e não menos interessante, hoje, os tutoriais gratuitos, o software livre e a facilidade de aprendizado são fatores que permitem ser um desenvolvedor de nível básico com quase zero custo. No passado não muito distante, era comum a exigência de um diploma de 4 anos para iniciantes.
Mas, se você preferir começar já com uma boa orientação e/ou ir mais longe, a dica é o Curso de PHP Orientado a Objetos. Agora você sabe por que aprender PHP pode ser um ótimo caminho profissional, certo? Boa sorte!
Referências:
https://www.php.net/manual/pt_BR/intro-whatis.php
https://medium.com/codepress/ainda-vale-ou-n%C3%A3o-a-pena-aprender-php-787e646d187c
Tem dúvidas sobre algum assunto em Monitoramento de TI?
Deixe aqui temas que gostaria de ver em nossos canais e vamos preparar conteúdos especiais para você.
Deixe um comentário
You must be logged in to post a comment.