A linguagem PHP versão 7 já era veloz quando comparada à sua edição 5. Agora, então, com PHP 8 novidades, você vai entender por que esse recurso ganhou uma atualização sem precedentes. Se eu fosse você, não perderia este post por nada!
Uma importante atualização da linguagem resume o tema de hoje: PHP 8 novidades, porque inclui mais rapidez, novos recursos e otimizações diversas. Por exemplo: o suporte Just In Time (JIT), um dos grandes destaques. Os detalhes que fazem do PHP 8 um show de desempenho você confere a seguir. Vem com a NOTO!
Para começar PHP 8 novidades, temos:
- Argumentos nomeados
- Atributos
- Nova expressão match, semelhante ao switch
- JIT e melhorias no sistema de tipos
- Operador nullsafe
- Promoção de propriedade do construtor
- Tratamento de erros e consistência
- União de Tipos
Portanto, na prática, como mostra a imagem abaixo, em vez de verificar condições nulas, agora você pode usar uma cadeia de chamadas com o novo operador nullsafe. Então, se a avaliação de um elemento de cadeia falhar, a execução de toda a cadeia é abortada, é considerada como nula, por completo.
Além disso, a nova expressão match, que é similar ao switch, pode ter seu resultado retornado ou armazenado em uma variável; faz comparações estritas, suporta somente expressões de uma linha e não precisa de uma declaração break. Confira:
No item Promoção de Propriedade do Construtor, agora você pode utilizar metadados estruturados com a sintaxe nativa do PHP, no lugar de anotações PHPDoc.
É claro que não poderíamos deixar de falar em Union Types (Tipos de União), porque, devido à característica dinâmica da linguagem PHP, os tipos de união podem ser úteis em diversas situações.
Da mesma forma, os Tipos de União são uma coleção de dois ou mais tipos. Assim, indicamos a validade de qualquer um deles – quando especificamos o valor desse argumento ou o tipo de retorno da função.
public function foo(Foo|Bar $input): int|float;
Novidades PHP 8: sistema de tipo e tratamento de erros
Também não faltaram melhorias entre as mudanças de PHP 8 em relação a:
- Assinaturas corretas de métodos mágicos RFC
- Avisos de motor reclassificados RFC
- Erro fatal para assinaturas de método incompatíveis RFC
- Herança com métodos privados RFC
- O operador @ não silencia mais os erros fatais
- Objetos opacos, ao invés de recursos para Curl, Gd, Sockets, OpenSSL, XMLWriter, e XML extensões
- Tipagem de funções internas Discussão por email
- Tipo de retorno static RFC
- Tipo mixed RFC
- Validação de método abstrato em traits RFC
- Verificações de tipo mais rígidas para operadores aritméticos/bit a bit RFC
Enfim, os avanços trazidos em PHP 8 novidades dizem respeito, ainda, a outros ajustes de sintaxe, tais como permitir vírgula no final da lista de parâmetros RFC e listas de uso em closures RFC e catches sem variável na captura de exceção RFC.
A versão mais recente da linguagem PHP abrange acertos de sintaxe para variáveis RFC, tratamento de nomes de namespace como token único RFC, throw como expressão RFC e permitir ::class em objetos RFC.
Esse foi o resumo de PHP 8 novidades. Mas recomendamos que você confira outros posts: sobre a linguagem, suas funcionalidades, usos e vantagens. Acreditamos que, com isso, você terá uma boa base sobre o tema e, desse modo, poderá tirar melhor proveito dessa linguagem de programação tão relevante para desenvolvedores de todos os níveis de atuação. Caso ainda não tenha baixado o PHP 8, atualize-o aqui.
Referência:
https://www.php.net/releases/8.0/pt_BR.php
Tem dúvidas sobre algum assunto em Monitoramento de TI?
Deixe aqui temas que gostaria de ver em nossos canais e vamos preparar conteúdos especiais para você.
Acesse o nosso canal no Youtube.
Clique na imagem e confira.
Deixe um comentário
You must be logged in to post a comment.