Assim como um roteiro de cinema, que orienta atores e equipes sobre o que devem fazer, os computadores também precisam de instruções para executar tarefas e entregar o que pedimos a eles. Para isso, existem os Scripts. Entenda seu conceito, aplicações e muito mais.
Este blog depende de Scripts para funcionar. As buscas avançadas por toda a rede, também, e inúmeras interatividades que vemos na internet, aliás. Quem aprende a programar lida com Scripts o tempo todo, como resultado. Portanto, você já tem uma noção da relevância desses códigos. Mas o que são exatamente? Quais seus tipos, suas linguagens e funções? A NOTO explica!
O que são scripts e para que servem
Os Scripts são um “Conjunto de instruções para que uma função seja executada em determinado aplicativo”, de acordo com o dicionário Oxford Languages. Ou seja, é um tipo de roteiro para que a máquina execute certas tarefas seguindo o que foi programado.
As linguagens de Script servem para controlar um determinado programa ou aplicativo; configurar ou instalar em sistemas operacionais; e, ainda, para comandar as ações dos personagens em jogos.
Portanto, essas sequências de códigos funcionam mais ou menos como os roteiros das produções artísticas e audiovisuais. Neles, os atores e apresentadores têm as informações que devem guiá-los. Nos Scripts da informática, em vez de pessoas, são computadores.
Aqui temos um exemplo de script de alerta do Zabbix, no qual você consegue ver o que falamos: sequência de códigos e linhas de linguagem de programação.
#!/bin/bash
to=$1
subject=$2
body=$3
cat <<EOF | mail -s “$subject” “$to”
$body
EOF
Os sistemas computacionais seguem essas orientações, que são processadas e transformadas em ações, sendo estas executadas por um programa principal.
Dessa maneira, vamos voltar ao nosso exemplo do blog/site. Na linguagem de programação, que é baseada em linhas de código, você consegue utilizar Scripts, por exemplo, para contar o número de visitantes de uma página todos os dias, bem como a localização deles.
Tipos e linguagens
Em primeiro lugar, existem várias formas de criar um Scrip, seja de formatação ou programação. Geralmente, as linguagens de programação mais utilizadas são: ActionScript, JavaScript, Lua, PHP, Python, ShellScript, Ruby, VBScript e C++. Elas possuem semelhanças, mas divergem em outros pontos importantes.
Na parte de Scripts para site, o Orkut, com seus scraps animados, cheios de gifs e músicas, é um dos cases mais famosos. Tudo por causa dos Scripts de formatação, isto é, dos códigos para dar “vida” a mensagens, aplicar efeitos especiais, mudar cor do cursor do mouse e por aí vai…
Outro exemplo de Script: a plataforma DOS, matriz de origem do Windows, o “cmd” do Windows 7. Qualquer ferramenta de texto, como o bloco de notas, serve para editar seu código. Entretanto, é preciso um navegador ou outra ferramenta dedicada para interpretar esse roteiro e ver o programa funcionar.
Depois, temos os Scripts Shell, mais complexos, e normalmente utilizados por usuários avançados em linguagem de programação, porque contam com uma sequência de comando do DOS.
Zabbix Scripts: Visão geral, e um presente da NOTO
Na seção Administração → Scripts, no Zabbix, você pode definir scripts globais. Há disponibilidade para execução dos seguintes, dependendo do escopo configurado e das permissões: do host menu, do evento menu, além de poder ser executado como uma operação de ação.
Os Scripts são executados no agente Zabbix, servidor Zabbix (proxy) ou somente servidor Zabbix. E são desabilitados por predefinição tanto no agente Zabbix quanto remotos do proxy Zabbix são desabilitados por predefinição.
Quer configurar um novo script? Basta clicar no botão Criar Script no canto superior direito. Confira na imagem abaixo:
Além disso, ainda existe a opção de criar três Scripts de alerta customizados, recursos perfeitos para você mais avançado e/ou que não está satisfeito com os tipos de mídia existentes para o envio de alertas do Zabbix. Então, você pode fazer um caminho alternativo para lidar com a notificação do jeito que preferir.
Os Scripts de alerta são executados no Zabbix Server, enquanto sua localização é o diretório definido pela variável AlertScriptsPath, no arquivo de configuração do Server.
Enfim, como a ideia aqui não é aprofundar no tema, esperamos que você possa seguir melhor nos seus estudos sobre Scripts a partir de agora com mais embasamento.
Referências:
https://www.techtudo.com.br/noticias/2013/12/o-que-sao-scripts-entenda-para-o-que-servem.ghtml
https://www.tecmundo.com.br/programacao/1185-o-que-e-script-.htm
https://www.zabbix.com/documentation/current/pt/manual/web_interface/frontend_sections/administration/scripts
https://www.zabbix.com/documentation/current/pt/manual/config/notifications/media/script
Tem dúvidas sobre algum assunto em Monitoramento de TI?
Deixe aqui temas que gostaria de ver em nossos canais e vamos preparar conteúdos especiais para você.
Acesse o nosso canal no Youtube.
Clique na imagem e confira.
Deixe um comentário
You must be logged in to post a comment.