A solução Platform-as-a-Service é a opção mais viável para muitas empresas que não querem ou não podem usar o modelo on-premise. No entanto, ainda há dúvidas sobre como monitorar máquinas em cloud como serviço (PaaS). Não sabe por onde começar? Veja neste post.
A proposta e dinâmica de funcionamento de um servidor cloud é muito atraente porque ele e todos os seus recursos são fornecidos remotamente, e não dentro da empresa. Dessa maneira, não é preciso um alto investimento inicial para manter o PaaS. Mas uma dúvida frequente é como monitorar máquinas em cloud como serviço.
O objetivo deste post é fornecer orientações e dicas para quem não sabe por onde começar. Além disso, vamos mostrar também o que é exatamente o PaaS e qual sua vantagem, já que entender o conceito e sua utilidade ajuda saber como monitorar máquinas em cloud como serviço.
O que é PaaS e qual a sua vantagem
PaaS é a sigla de Platform-as-a-Service, em português: plataforma como um serviço. Isso quer dizer que esta solução fornece uma plataforma em nuvem completa, é um modelo de computação em cloud, hardware, software e infraestrutura.
Flexível, ele possui bom custo-benefício em desenvolvimento, execução e gerenciamento de aplicativos como resultado. Assim, não é preciso lidar com o custo e a complexidade de implementação/manutenção dessa plataforma on-premise – quando a própria empresa é responsável de processar suas aplicações de hardware e software, pela infraestrutura, customização, configuração e atualização, que são feitas internamente.
A vantagem principal da Platform-as-a-Service, portanto, é dispensar o servidor interno, um recurso que requer espaço físico adequado, pessoal capacitado, além de investimentos extras com sistemas contra incêndios, inundações, desabamentos e roubos. Porque nem sempre é viável contar com tal estrutura e os cuidados com segurança e operação dos equipamentos.
A questão é como monitorar monitorar máquinas em cloud como serviço. Afinal, o provedor PaaS hospeda tudo em seu data center, dos servidores e redes ao armazenamento, software de sistema operacional, bancos de dados e ferramentas de desenvolvimento.
Sem falar que diversos fornecedores de cloud, software e hardware oferecem soluções PaaS para desenvolver certos tipos de aplicativos ou aplicativos que interagem com hardware, software ou dispositivos específicos. Isto é, como lidar com esse nível de complexidade e versatilidade?
Exemplo de como monitorar máquinas em cloud como serviço
Em primeiro lugar, tudo é possível; basta construir. Veja o caso do Zabbix para monitorar o Azure (PaaS), por exemplo. O Azure ou Microsoft Azure é um serviço de computação em nuvem da Microsoft para criar, testar, implantar e gerenciar aplicativos e serviços por meio de data centers da empresa.
Já o Zabbix permite monitorar todos os recursos de uma infraestrutura de TI e sua integridade, disponibilidade e desempenho, seja via agent Zabbix instalado no sistema operacional ou protocolo SNMP.
No entanto, quando se fala de PaaS, não há um servidor acessível para instalação do agent, apenas é consuimido o serviço disponível na plataforma da nuvem. A saída seria monitorar por meio do Azure Monitor, gerando um custo extra.
Mas há possibilidade de integrar Azure e Zabbix por meio da Rest API da Azure. É uma solução se você quiser centralizar seus alertas utilizando uma ferramenta como Zabbix, para concentrar seus relatórios ou ser notificado com integrações já cadastradas (Telegram, teams, e-mail).
Como funciona? O primeiro passo para utilizar a API é conseguir um App registrations no Azure Active Directory. Para isso, basta seguir as instruções deste link. Após a etapa de criação, você terá: tenant_id, client_id e client_secret, que lhe permitiram autenticar na API.
Soluções disponíveis: mais dicas para começar
- Modelos de monitoramento de fornecedor para VM do Azure com suporte à leitura de dados de diagnóstico para máquinas virtuais no Azure. Integração entre a API do Azure e o Zabbix para monitorar: github.com/Azure-Samples/azure-zabbix-templates
- Hosts de implantação e monitoramento do Zabbix no Azure: github.com/nysoftland/zabbix-template-sh2
- Script Python para monitorar a integridade de um namespace azure-servicebus do Zabbix: https://github.com/ve-global/azure-sb-zabbix
- Monitorando Azure: https://www.reddit.com/r/zabbix/comments/83wq1a/monitoring_azure/
É isso aí, pessoal! Esperamos que as dicas e caminhos sirvam para sua jornada como monitorar máquinas em cloud como serviço ficar mais fácil. A NOTO volta em breve com mais conteúdo. Não perca!
Referências:
https://www.zabbix.com/integrations/azure
https://www.ibm.com/br-pt/cloud/learn/paas
https://azuremarketplace.microsoft.com/en-us/marketplace/apps/zabbix.zabbix_vm2?tab=overview
Tem dúvidas sobre algum assunto em Monitoramento de TI?
Deixe aqui temas que gostaria de ver em nossos canais e vamos preparar conteúdos especiais para você.
Acesse o nosso canal no Youtube.
Clique na imagem e confira.
Deixe um comentário
You must be logged in to post a comment.