Saber sair um pouco do mundo tecnológico, conversar com pessoas de diferentes áreas, melhorar a comunicação e o trabalho em grupo. Conheça 15 dicas imperdíveis para seu desenvolvimento profissional de TI não ficar para trás nas competências mais desejadas hoje.
Habilidade de trabalhar em grupo, boa comunicação e capacidade de pensar fora do mundo técnico são competências esperadas em todos no universo corporativo atual. Mas no desenvolvimento profissional de TI elas costumam ser mais desafiadoras, pelo próprio perfil da área. Dessa forma, hoje vamos dar 15 dicas indispensáveis para você se destacar no mercado.
Entretanto, ninguém aqui está falando que trabalhar bem em grupo quer dizer que você vai desrespeitar sua personalidade ou perder a concentração por conta de interações infinitas, ok? Nosso objetivo é ajudar você a participar mais e melhor e, assim, contribuir com a sua valorização profissional.
Trabalho em equipe é soma
1. Escute antes de falar – em primeiro lugar, saber ouvir, e não atropelar a falar do outro, é especialmente importante em tempos de muita ansiedade, pressa. Além disso, tenha em mente que nem sempre sua ideia será a mais interessante ou a escolhida.
2. Respeite – fuja de julgamentos de seus parceiros de trabalho por seu jeito de falar, vestir ou qualquer outro aspecto pessoal. Portanto, antes de dizer algo sobre eles, pergunte-se se isso, de alguma maneira, afeta o trabalho de vocês.
3. Comprometa-se – equipe, empresa, você. Isto é, suas tarefas estão ligadas às de outras pessoas. Por isso, cumpra os prazos que prometeu.
4. Ajude – um dia você também precisará de uma mãozinha. Então, auxilie seus companheiros de jornada sempre que possível.
5. Aceite as divergências – entender a relevância das opiniões diferentes da sua é fundamental para conviver bem no ambiente de trabalho. Resultados interessantes surgem da divergência no modo de ver as coisas, aliás. Dessa maneira, fingir ou omitir o que enxerga não é a melhor estratégia para se dar bem com todos.
Saiba mais como trabalhar em equipe neste vídeo do Estadão. Nele, você encontra informações, por exemplo, sobre comunicação assertiva e não violenta. Por falar nisso, dá uma olhada no próximo tópico, e impulsione o seu desenvolvimento profissional de TI.
Melhorando a comunicação: Desenvolvimento profissional de TI
6. Ache o momento ideal – desenvolva sua percepção do momento certo de falar, pois isso é essencial para alcançar seus objetivos de comunicação. Mantenha seus canais abertos aprendendo a gerenciar suas emoções e o contexto antes de passar sua mensagem.
7. Escolha as palavras com calma – a pressa é inimiga da perfeição, e da comunicação. Adeque seu discurso e cause maior impacto, em vez de participar de reuniões cheias de “Você entendeu errado!” e muito tempo perdido para “consertar o estrago”. Capriche na mensagem inicial cuidando das palavras. Isso é tão importante quanto o tom de voz, os gestos e a análise do melhor momento.
8. Conheça suas próprias emoções – o assunto é delicado e você está em um instante de mau humor? Respire fundo, porque isso pode ser um desastre tanto para você quanto para quem vai escutar. Perceba em qual situação está e use a inteligência emocional em seu favor.
9. Aposte na comunicação não verbal – gestos, olhares e pequenos movimentos com lábios e sobrancelhas podem ser grandes aliados na busca por uma comunicação mais eficiente e, também, para entender os sinais dos outros. Ou seja, observe, aprenda e treine.
10. Acerte o tom – a voz transmite mensagens. Ritmo, tom, timbre e volume são capazes de passar informações como: nervosismo, confiança, impaciência, tranquilidade, agressividade, insegurança etc.
Se estiver em uma sala ampla, por exemplo, adeque seu tom ao contexto aumentando o volume da sua voz; enquanto as conversas reservadas pedem menos poder vocal. De qualquer modo, certifique-se que está sendo ouvido.
Pensando fora da caixa, ou melhor, da técnica
Agora que você viu como se comunicar com mais segurança e assertividade, além de boas práticas para o trabalho em equipe, é hora de aprender a ampliar seus horizontes profissionais. Seu desenvolvimento profissional de TI vai dar um salto com estas sugestões:
11. Mude o ambiente ao seu redor – sabia que mudar a cor de um objeto simples do seu dia a dia pode favorecer sua capacidade criativa? É o que defende o psicólogo Robert Epstein, do American Institute for Behavioral Research and Technology. Isso vale também para trocar os móveis ou itens da sua mesa de trabalho de lugar, mudar a decoração do escritório etc. Experimente!
12. Converse com pessoas de outras áreas – as dicas de comunicação você viu acima. Que tal praticá-las com gente diferente do seu perfil? Afinal, cada ser humano é um universo próprio, uma fonte rica de ideias, comportamentos e percepções.
Portanto, desafie sua mente, quebre paradigmas com conversas mais profundas e produtivas, porque todos têm algo a ensinar. Use a inteligência coletiva, a troca de saberes e, como resultado, aumente seu desenvolvimento profissional de TI.
Pode ser participando, por exemplo, de projetos de crowdsourcing e cocriação, ou simplesmente trocando ideias com aquele colega de trabalho que você não conhece muito bem.
Desenvolvimento profissional de TI: Expandindo a mente
13. Construa seu repertório – sua biblioteca de informações é essencial para fazer conexões inteligentes. Como dizia Steve Jobs, não existe um “DNA criativo” ou talento nato para ter insights incríveis, mas mentes curiosas que nunca param de se expandir e chegar a novas conclusões.
Construa seu repertório com fontes variadas, sejam elas bons livros, um curso, conhecendo novas culturas, batendo papo, enfim, devorando conhecimento.
14. Use o pensamento lateral – recorra a métodos diferenciados como o pensamento lateral para desviar do pragmatismo, isto é, saia das formas comuns de resolver problemas e mudar a percepção sobre as possíveis soluções.
Uma sugestão de leitura: o livro Lateral Thinking: a textbook of creativity (Penguin UK, 2009), do psicólogo Edward de Bono, para você procurar caminhos inéditos, fora do mundo lógico e linear.
15. Não faça nada – isso mesmo! Pare tudo (depois de terminar este post, é claro). Já ouviu falar de ócio criativo? Faça pausas para deixar seu cérebro descansar. Assim, ele organiza seus pensamentos e gera insights, principalmente a partir de tudo o que você leu até aqui.
Então, agora é com você. Enfim, pratique estas 15 dicas de desenvolvimento profissional de TI e vá mais longe! Sucesso!
Referências:
https://www.napratica.org.br/dicas-trabalhar-em-equipe/
https://exame.com/carreira/8-dicas-para-se-comunicar-bem-no-ambiente-profissional/
https://forbes.com.br/carreira/2016/05/como-se-comunicar-bem-no-trabalho/
https://administradores.com.br/artigos/7-dicas-para-se-comunicar-melhor-no-ambiente-de-trabalho
https://neilpatel.com/br/blog/pensar-fora-da-caixa/?lang_geo=br
Tem dúvidas sobre algum assunto em Monitoramento de TI?
Deixe aqui temas que gostaria de ver em nossos canais e vamos preparar conteúdos especiais para você.
Acesse o nosso canal no Youtube.
Clique na imagem e confira.
Deixe um comentário
You must be logged in to post a comment.