Hoje, praticamente tudo depende de internet, em especial após a evolução do Cloud Computing. Os prejuízos com serviços indisponíveis podem ser gigantescos. Portanto, o monitoramento de TI é indispensável para evitar o downtime. Saiba mais.

Reiniciar a máquina é solução de desespero. Infelizmente, atitudes assim acabam virando hábito ao longo dos anos. Entretanto, elas estão longe de resolver problemas como o downtime, que gera prejuízos enormes, reclamações frequentes dos usuários, entre outras consequências.
Em primeiro lugar, o custo de uma hora de indisponibilidade em uma infraestrutura de TI pode chegar a 1 milhão de dólares, segundo um estudo feito com 157 profissionais de TI e realizado pela empresa norte-americana Forrester.
Em segundo lugar, as paradas não planejadas desgastam reputações também. Mas elas podem ser evitadas se houver um efetivo monitoramento de TI, porque servidores, roteadores, firewalls, IoT e todos os dispositivos conectados à infraestrutura devem ser acompanhados com olhar estratégico. Assim, é possível prever mau funcionamento de ativos e demais incidentes.
Pode ser um aquecimento nos servidores, um problema em porta de switch, enfim, no ambiente de TI, o downtime acontece por vários motivos. E fazer uma avaliação manual, item por item, para encontrar a origem do mau funcionamento, não é uma ideia interessante, porque pode consumir muitas horas de trabalho, dependendo da demanda de gerenciamento.
Portanto, ter disponibilidade e visibilidade nunca foi tão relevante para os resultados de uma empresa. Conheça agora mais razões para fazer um bom monitoramento de TI.
Inatividade de Data Centers: quais as causas do downtime
A inatividade pode causar grandes transtornos a uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Quando a ociosidade demora muito, o relacionamento com os clientes e a reputação corporativa também são prejudicados, e não somente a produtividade dos colaboradores.
As principais causas de downtime em data centers são:
- Falta de manutenção e testes preventivos – erros no sistema elétrico são um dos principais motivos das paradas inesperadas nos data centers. Dessa forma, a construção deles deve ser pensada incluindo investimento em fontes redundantes, como geradores e nobreaks/UPS. Além disso, é importante ter uma programação de manutenções periódicas.
Cuidados como estes garantem o pleno funcionamento dos equipamentos, diminuindo o risco de eventos como o downtime, como resultado.
- Falha no controle de acesso – pessoas não autorizadas e erros humanos nos locais dos equipamentos são outros dois grandes fatores que favorecem a inatividade.
- Hardware desatualizado – uma das tarefas do monitoramento de TI é apontar a necessidade de um upgrade do hardware ou software, custos estes que costumam ser menores do que os prejuízos do downtime, aliás.
- Ausência automatização no procedimento de tolerância a falhas – com o monitoramento constante, você consegue avaliar esse processo continuamente, detectando precocemente os problemas.
Vantagens do monitoramento de TI para as empresas
- O monitoramento da Tecnologia da Informação permite enxergar mais precisamente o funcionamento dos ativos da infraestrutura de sua organização, otimizando a gestão por meio de decisões mais assertivas.
- Monitorar sua TI reduz custos extras, porque ajuda a encontrar falhas antes que elas se tornem ainda mais complexas. Prevenir a indisponibilidade, por exemplo, evita prejuízos financeiros que ocorrem devido problemas técnicos e operacionais.
- Graças a este serviço, seus colaboradores podem ter melhor desempenho, ou seja, a produtividade da equipe aumenta, uma vez que suas atividades conseguem ser feitas com mais qualidade e rapidez.
Conte com empresa especializada e evite o downtime
A NOTO TI é uma empresa especializada em monitoramento de TI e processos de negócios, resultado da experiência de Evandro José Zipf, há 18 anos no mercado de redes de computadores. Temos Certificado Zabbix Specialist e Professional; ampla bagagem em Linux, Cloud Computing (AWS) e Firewall.
Com a NOTO, você consegue acompanhar em tempo real a situação do ambiente de TI e, também, os indicadores de infraestrutura. Fornecemos pleno suporte técnico com analistas certificados no software Zabbix.
Além disso, a segurança de TI é outro assunto levado a sério na NOTO. Com ele, você tem uma visão completa, incluindo portas abertas, arquivos e alterações no seu ambiente. Já os mapas de rede online permitem saber exatamente onde está a falha de sua infraestrutura. Tenha a informação em tempo real, facilitando a visualização por meio de mapas incríveis.
Ganhe desempenho e integridade das informações com o monitoramento remoto, e muitos outros serviços em: sistemas Windows, Linux, AIX, Solaris, Unix; banco de dados, serviços, aplicações, sites, e-commerce; ativos de rede, Swicthes, Roteadores, Repetidores; Wireless Access Point, Tráfego; Virtualizadores VMWare, Xen Server, KVM; temperatura de servidores, ambiente, câmeras de segurança, catracas, nobreaks; backup, e-mail, internet etc.
Ferramenta da NOTO monitora o downtime
Com a NOTO TI, seu monitoramento de TI não tem limites. E você ainda pode ter relatórios de incidentes e de SLA customizados de acordo com sua necessidade. Entre em contato e saiba mais.
Falando nisso, conheça a ferramenta de relatório da NOTO que auxilia no monitoramento do downtime. Com ela, é possível até definir, por exemplo, a tolerância máxima de inatividade do serviço por um certo período. Então, veja como ela funciona no vídeo abaixo.
Referências:
https://www.terra.com.br/noticias/dino/estudo-revela-que-indisponibilidade-no-ambiente-de-ti-pode-trazer-prejuizos-de-ate-1-milhao-de-dolares,a0126998a11d3e2337d3ff9fdcf951faga3y32zt.html
https://exame.com/bussola/downtime-em-data-centers-saiba-o-que-e-e-como-evitar/
https://www.profissionaisti.com.br/a-importancia-do-monitoramento-no-ambiente-de-ti/
Tem dúvidas sobre algum assunto em Monitoramento de TI?
Deixe aqui temas que gostaria de ver em nossos canais e vamos preparar conteúdos especiais para você.
Acesse o nosso canal no Youtube.
Clique na imagem e confira.
Deixe um comentário
You must be logged in to post a comment.