PROXMOX é uma plataforma de virtualização utilizada no mundo inteiro e oferece uma grande variedade de recursos para impulsionar os processos de TI das empresas. Saiba o que é, quais suas ferramentas, vantagens e, ainda, onde aprender a trabalhar com ela.
Operar diversos sistemas ao mesmo tempo é muito desafiador, e às vezes inviável para muitas empresas. A solução é o uso de serviços e servidores de virtualização, pois eles facilitam o gerenciamento e a escalabilidade. Para isso, existe PROXMOX.
Esta ferramenta ajuda economizar energia elétrica, diminui a necessidade de manutenção de hardware e aumenta a segurança, porque isola os serviços. Conheça melhor a PROXMOX, suas funcionalidades, vantagens; saiba como instalar e onde aprender a trabalhar com ela.
O que é e para que serve PROXMOX
Em primeiro lugar, PROXMOX Virtual Enviroment (PVE) é uma plataforma de virtualização open source para executar máquinas virtuais e contêineres. Além de virtualizar máquinas utilizando o Kernel-based Virtual Machine (KVM), a PROXMOX VE também funciona com a tecnologia de contêineres LXC.
Seu objetivo principal é simplificar o gerenciamento destes recursos por meio de uma única interface web, com base na distribuição Debian GNU/Linux. Ou seja, é uma alternativa interessante para quem está começando no ramo e não quer encarar o temido e famoso Shell.
Então, não há necessidade de instalar uma ferramenta de gerenciamento separada ou qualquer outro recurso com bancos de dados enormes. A ferramenta multimestre possibilita a gestão do cluster a partir de qualquer nó dele como resultado.
O desing multimaster único oferece uma visão clara de KVMs, contêineres Linux e todo o cluster. Você pode gerenciar facilmente suas VMs e contêineres, armazenamento ou cluster a partir da Graphical User Interface (GUI).
O gerenciamento central web é baseado no JavaScript Framework (ExtJS). Assim, você tem como controlar todas as funcionalidades da GUI. Além disso, pode ter uma visão global do histórico e syslogs de cada nó único, incluindo, por exemplo, a execução de trabalhos de backup/restauração, migração ao vivo ou atividades acionadas por High Availability (HA).
Ainda sobre o gerenciamento central, a PROXMOX VE pode ser dimensionada para um grande conjunto de nós agrupados, embora muita gente comece com um só nó. A pilha do cluster é totalmente integrada e acompanha a instalação padrão.
Falando em cluster, o cluster Proxmox VE HA permite a definição de servidores virtuais altamente disponíveis, porque sua base é de tecnologias comprovadas de HA Linux, fornecendo serviços estáveis e confiáveis.
Vantagens da PVE
O desenvolvimento e a configuração da rede PROXMOX viabilizam o uso de diferentes placas de redes virtuais em apenas uma placa de rede física. Para os mais avançados, ainda existe a opção de configurar o bonding das placas de rede (acréscimo de duas placas para o mesmo ou outros servidores).
A PVE dispõe de gerenciamento de storages no qual você consegue configurar um compartilhamento NFS, iSCSI, e ZFS entre outros, além de um segundo disco adicionado ao servidor.
A ferramenta ainda traz um utilitário de backup integrado (vzdump), permitindo a cópia de segurança de máquinas virtuais em plena carga graças à técnica de snapshots. Dessa maneira, você pode criar agendamentos de cada backup, enviar logs por e-mail e fazer a rotação de backup antigos.
As vantagens não acabam aí, porque PROXMOX Virtual Enviroment, mesmo em sua versão gratuita, oferece um ambiente de data center estável, seguro e flexível. E a hospedagem de máquinas virtuais e containers possui suporte a diferentes plataformas computacionais.
Quanto à flexibilidade da rede PROXMOX, ela ocorre porque usa um formato em bridge (ponte). Desse modo, todas as máquinas virtuais estão aptas a compartilhar uma ponte. Funciona assim: como se todos os cabos de rede virtual de cada convidado estivessem conectados ao mesmo switch.
Armazenamento flexível é um dos destaques
A flexibilidade do modelo de armazenamento PROXMOX VE merece mais atenção, pois as imagens de VM podem ser guardadas em um ou vários armazenamentos locais – ou, ainda, em armazenamento compartilhado como NFS e em SAN.
Enfim, não existe limite, isto é, você define isso como preferir, podendo usar todas as tecnologias de armazenamento disponíveis para Debian Linux. Lembrando da principal vantagem de armazenar máquinas virtuais de forma compartilhada: o atributo de migrar ao vivo máquinas em execução, sem nenhuma inatividade, porque todos os nós do cluster têm acesso direto às imagens de disco da VM.
Confira alguns dos armazenamentos de rede suportados pela PVE:
- Alvo iSCSI
- Ceph RBD
- Compartilhamento CIFS
- Compartilhamento NFS
- GlusterFS
- Grupo LVM (suporte de rede com alvos iSCSI)
- Use diretamente iSCSI LUNs
Mais funcionalidades da plataforma PROXMOX
- Administração baseada em funções: defina o acesso granular para todos os objetos (máquinas virtuais, armazenamentos, nós etc.) usando a função pautada em gerenciamento de usuários e permissões. Assim, você pode definir privilégios e ajudar a controlar acesso a objetos.
Aliás, esse conceito é chamado também de “listas de controle de acesso”, em que toda permissão aponta um sujeito (usuário ou grupo) e uma função (conjunto de privilégios) em um caminho específico.
- Autenticação Realms: a plataforma PVE fornece suporte a várias fontes de autenticação. Por exemplo: Microsoft Active Directory, LDAP, Linux PAM autenticação padrão ou o servidor de autenticação Proxmox VE integrado.
- Firewall Integrado: esta característica permite filtrar pacotes de rede em qualquer Virtual Machine ou interface de contêiner; conjuntos comuns de regras de firewall podem ser organizadas em “grupos de segurança”.
- Linha de Comando: a interface de linha de comando possui preenchimento de guia inteligente e documentação completa na forma de UNIX man pages, permitindo que você gerencie todos os componentes do seu ambiente virtual. Nada melhor para quem é avançado no assunto é já está familiarizado com o Shell Unix ou Windows Powershell.
- Sistema de arquivos de cluster (PMXCFS): o exclusivo sistema de arquivos PROXMOX Cluster é orientado por banco de dados para armazenar arquivos de configuração. Dessa forma, você consegue armazenar a configuração de milhares de VMs – e os arquivos são replicados em tempo real em todos os nós do cluster graças ao corosync.
Infraestrutura Hiperconvergente
Como você pode notar, a PROXMOX integra completamente os recursos de computação, armazenamento e rede; gerencia clusters altamente disponíveis, backup/restauração e recuperação de desastres.
Todos os elementos são definidos por software e compatíveis uns com os outros. O que torna possível administrar os componentes em um sistema apenas, utilizando a interface de gerenciamento web centralizado. Como resultado, a PVE é a alternativa perfeita para implantar e gerenciar uma infraestrutura hiperconvergente (HCI) de código aberto.
As vantagens de contar com uma HCI começam pela necessidade de atender à alta demanda, mas com baixo orçamento, para configurações distribuídas. Por exemplo: ambientes remotos e de filiais ou para nuvens públicas e privadas virtuais. Portanto, PROXMOX pode substituir tranquilamente uma infraestrutura de computação/armazenamento cara.
Sua escalabilidade favorece a contínua expansão de dispositivos em todos os âmbitos, rapidamente e sem depender um do outro. Os serviços de backup e recuperação de desastres integrados contribuem para melhor proteção e eficiência dos dados.
Mais sobre PVE e virtualização
O processo de virtualização não é exatamente uma novidade, porque desde a década de 1960 busca melhorar e gerenciar os programas e equipamentos. Basicamente, consiste em criar virtualmente algum ponto (sistema operacional, rede de computador, banco de dados, servidor e até um computador completo).
Desse modo, a virtualização é muito utilizada pelas companhias que necessitam testar os seus softwares, computadores e aplicativos. Além disso, também serve para aumentar ou diminuir poder computacional em poucos minutos.
Investir em virtualização traz inúmeras vantagens de custo, manutenção e ganho de escala, facilitando a expansão dos recursos e favorecendo o baixo downtime.
Em geral, as empresas querem migrar cargas de trabalho de data centers locais para ambientes em nuvem na intenção de melhorar eficiência, resiliência e governança, porque eles dispõem de uma administração sistemática.
Neste cenário, PROXMOX surge como uma das plataformas que mais evoluíram ao longo dos anos. Seu grande trunfo é justamente o fato de ser uma solução inteiramente open source com suporte para Linux, Windows e outros sistemas operacionais.
Dicas de videoaulas sobre virtualização
Gostou da proposta da PROXMOX e quer ver na prática como ela funciona? Aprenda instalar a plataforma na videoaula abaixo, além de configurar o monitoramento de rede. Entenda os detalhes que fazem diferença, as verificações e dicas; os exemplos necessários para você dominar o tema com toda a segurança.
Acesse o site oficial da ferramenta e faça o download do arquivo de instalação. O link de acesso está aqui. Outra opção é navegar até a área de downloads na página https://proxmox.com.
Quer ir mais longe? Enfim, dá uma olhada na série de vídeos sobre virtualização de servidores com PROXMOX. Nela, você vai aprender passo a passo o funcionamento e como ter um cluster de alta disponibilidade.
1. PROXMOX: Cluster de Alta Disponibilidade – Parte1
2. PROXMOX: Cluster de Alta Disponibilidade – Parte 2
3. PROXMOX: Cluster de Alta Disponibilidade – Parte 3
4. PROXMOX: Cluster de Alta Disponibilidade – Parte 4
Por que e onde aprender virtualização com PROXMOX
Quem tem conhecimento sobre a ferramenta PROXMOX VE está entre os profissionais da área de Tecnologia mais requisitados.
Afinal, muitas empresas buscam soluções de código aberto para administrar ambientes de virtualização, oferecendo excelentes remunerações e planos de crescimento profissional. No entanto, é preciso estudar e praticar o assunto. Então, aproveite as oportunidades aprendendo virtualização do zero Saiba mais aqui. Sucesso!
Referências:
www.mundotibrasil.com.br/proxmox-ve-3-4-apresentacao/
www.dicasdeinfra.com.br/proxmox-ve-o-sistema-de-virtualizacao-robusto-e-opensource/
www.vivaolinux.com.br/artigo/Virtualizacao-com-Proxmox-VE
www.linuxsolutions.com.br/proxmox-sua-proxima-opcao-para-virtualizacao/
Tem dúvidas sobre algum assunto em Monitoramento de TI?
Deixe aqui temas que gostaria de ver em nossos canais e vamos preparar conteúdos especiais para você.
Acesse o nosso canal no Youtube.
Clique na imagem e confira.
Deixe um comentário
You must be logged in to post a comment.