O termo PHP é uma abreviação de Hypertext Preprocessor. Trata-se de um recurso que permite programar em qualquer projeto e começar a escrever scripts simples em poucas horas. Confira a seguir os detalhes das razões para aprender PHP agora mesmo.
1. PHP tem código aberto
PHP é uma linguagem de script de código aberto muito utilizada principalmente para o desenvolvimento web, em aplicações e criações de sites, por exemplo. Desse modo, ela pode ser embutida dentro do HTML e favorece a conexão entre os servidores e a interface do usuário.
Em primeiro lugar, o fato de ser linguagem de código aberto faz com que não sejam gerados custos para trabalhar com ela. Isto é, o programador consegue criar aplicações para a web sem correr o risco de problemas legais com quem inventou o PHP.
Ou seja, pode programar à vontade e comercializar o projeto sem receio, porque não há restrições de uso ligadas a direitos autorais. Uma grande vantagem especialmente para você que é um desenvolvedor autônomo, aliás.
Aqui no tópico código aberto, temos ainda outro ponto positivo: qualquer um pode mudar a estrutura dessa linguagem. É permitido corrigir falhas, bugs ou até otimizar seu desempenho. Uma prática muito comum na comunidade do PHP, que compartilha as atualizações para que todos usem as versões melhoradas.
2. Facilidade ao aprender PHP
Como dissemos no começo deste post, você consegue escrever scripts simples em pouco tempo. A facilidade no aprendizado é um dos motivos mais fortes para apostar no PHP como linguagem de programação.
Além de ser boa para os iniciantes, ela também oferece inúmeros recursos avançados para os programadores profissionais. Portanto, pode, ou melhor, deve constar na lista de conhecimentos dos desenvolvedores experientes.
3. Aprender PHP é ganhar Versatilidade
Sabe por que mais o PHP tem que fazer parte do repertório de qualquer programador? Suas características combinam bem com as diversas possibilidades de aplicação da linguagem.
Dessa maneira, não é à toa que seja tão requisitada no mercado de programação atualmente. Afinal, ele procura profissionais com expertise em aplicações web. Um cenário perfeito para o PHP reinar como principal ferramenta.
4. Compatibilidade com a maioria dos bancos de dados
O PHP atende bem a dois importantes requisitos. O primeiro é a necessidade dos sites terem um bom nível de compatibilidade com bancos de dados, pois estes são parte fundamental da estrutura. O segundo é a relevância do dinamismo para carregar elementos das páginas com agilidade – sem falhas e restrições à atuação da aplicação.
Confira alguns dos principais bancos de dados com os quais o PHP é compatível: Oracle; MySQL; Interbase; SQLite; e Sybase. Além disso, pode ser utilizado na maioria dos sistemas operacionais, incluindo Linux, variantes do Unix, tais como HP-UX, Solaris e OpenBSD; Microsoft Windows, macOS, RISC OS etc.
Aproveitando, é bom lembrar o suporte da linguagem à boa parte dos servidores web, inclusive o Apache e o IIS. Enfim, todo servidor web que possa utilizar o binário FastCGI do PHP, como o lighttpd e o nginx. O PHP atua tanto como módulo quanto como processador CGI.
5. Suporte à grande quantidade de dados
Quanto mais recursos uma aplicação web tem mais dados devem ser geridos. Por exemplo: comércio eletrônico e sites com riqueza de detalhes visuais são projetos de grande porte. Então, a robustez é uma das principais preocupações dos programadores.
Portanto, sem PHP seria difícil executar essas aplicações com o desempenho mínimo, uma vez que tendem a precisar carregar um considerável volume de informações para funcionar. A experiência de navegação seria prejudicada, como resultado.
Como você pode notar, não é difícil de entender os porquês do sucesso dessa linguagem de programação hoje. Assim, se você ainda não considera aprender PHP, fica a dica com base nos motivos citados neste texto, para, quem sabe, você iniciar uma nova etapa na sua carreira. Boa sorte!
Referência: https://www.php.net/manual/pt_BR/intro-whatis.php
Deixe um comentário
You must be logged in to post a comment.