O Monitoramento APM permite obter dados e tomar decisões com mais agilidade e assertividade. Algo que faz toda a diferença atualmente para negócios de todos os portes e ramos. Saiba mais sobre ele e suas vantagens lendo este post.
O Monitoramento APM fornece informações valiosas para as empresas. É o caso, por exemplo, da extração de dados de um e-commerce em tempo real – horário de acesso, histórico de navegação, localização e qualidade da transação, entre outros. Conheça este recurso e entenda sua importância.
Saiba o que é Monitoramento APM
Em primeiro lugar, a sigla APM significa Application Performance Management (Gestão de Desempenho de Aplicações). O termo é conhecido também como Application Performance Monitoring ou, traduzindo, Monitoramento de Desempenho de Aplicações.
Embora haja diferença técnica entre gerenciamento e monitoramento, não é nosso objetivo neste texto dizer qual definição está certa ou errada e, sim, auxiliar na compreensão do conceito geral. Afinal, este assunto pode gerar ambiguidade, uma vez que a indústria de APM é muito ampla e inúmeras companhias vendem ferramentas que poderiam, tecnicamente, ser chamadas de APMs.
Além disso, as diretrizes estão sendo sempre revistas. Basta lembrar que a empresa de pesquisa Gartner criou uma lista de critérios que um software deveria atender para se qualificar como APM.
Em segundo lugar, originalmente, a definição possuía cinco itens centrais: monitoramento da experiência do usuário final; descoberta e modelagem de arquitetura em tempo de execução de aplicações; perfil da transação definido pelo usuário; monitoramento de componentes de aplicação; relatórios e análise de dados de aplicação.
Agora, a lista conta com apenas três pontos essenciais: monitoramento da experiência digital; descoberta, rastreamento e diagnóstico de aplicações; e Inteligência Artificial (IA) para operações de TI.
Enfim, na prática, significa perceber se os seus usuários estão satisfeitos com sua aplicação ou se estão enfrentando bugs e falhas com frequência (experiência digital). Quanto ao segundo tópico, ele diz respeito a buscar os detalhes de seu software para identificar potenciais desafios. Enquanto a IA é comumente usada para dar suporte à automação dos dois anteriores.
Entenda o Application Performance Management
Em vez de obter dados manualmente, o Monitoramento APM acompanha todas as transações de negócio, em qualquer camada das plataformas integradas; do código ao usuário final. Assim, a automatização do processo otimiza tempo e recursos variados.
Em resumo, o Application Performance Management é o gerenciamento de desempenho de aplicações. Tudo para descomplicar a rotina nada fácil de acompanhamento dos aplicativos web entre problemas de rede, manutenção de servidor e suporte ao usuário, por exemplo.
Isso inclui o monitoramento da velocidade, tanto da perspectiva do usuário quanto do backend, para encontrar potenciais desafios e gargalos de desempenho nas aplicações, independentemente do ambiente (servidores virtuais, cloud ou físicos).
Conheça o Monitoramento APM e sua relevância para as empresas
Na verdade, APM é um sistema que unifica monitoramento, rastreamento e análise; facilita o diagnóstico e a correção das inconformidades. Há quem o defina, também, como um nicho de mercado ou conjunto de esforços destinado ao desenvolvimento de ferramentas e soluções para otimizar a experiência do usuário e proporcionar maior visibilidade aos desenvolvedores e analistas.
No entanto, o usuário final vem ganhando mais atenção por parte dos CEOs das gandes empresas, porque eles perceberam que a experiência do público é o seu produto final – e um fator extremamente importante para todos os mercados, seja o negócio B2B ou B2C.
Dessa forma, nunca foi tão relevante saber quem é seu cliente, e não apenas o que ele deseja comprar. Companhias de todos os portes e segmentos precisam de dados sobre seus usuários ou suas aplicações.
Então, o APM atua exatamente na monitoração de dados por meio da performance de ferramentas. Estrategistas e tomadores de decisões dependem da visibilidade e gestão de APM. Isto é, precisam de Monitoramento APM. A forte concorrência requer muito mais do sorte, como você pode notar. Portanto, é vital aproveitar os novos recursos com olhar estratégico.
Referências:
https://blog.econocom.com/pt-br/blog/gerenciamento-desempenho-aplicativos-apm/
https://kinsta.com/pt/blog/apm-ferramentas/
Tem dúvidas sobre algum assunto em Monitoramento de TI?
Deixe aqui temas que gostaria de ver em nossos canais e vamos preparar conteúdos especiais para você.
Acesse o nosso canal no Youtube.
Clique na imagem e confira.
Deixe um comentário
You must be logged in to post a comment.