Vantagens e desvantagens do SNMP, quais são?

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Equipe NOTO
em Setembro 7, 2022

Entender os prós e contras de algo ajuda tirar melhor proveito do que há de bom e, ainda, buscar soluções para pontos deficientes. Assim é com os protocolos de rede. Por isso, conheça agora as vantagens e desvantagens do SNMP.

O Simple Network Management Protocol é o mais utilizado para saber o que acontece dentro de ativos de redes e serviços. É o padrão para monitoramento e gerenciamento deles. No entanto, isso não significa que ele seja perfeito. Por isso, hoje vamos falar das vantagens e desvantagens do SNMP. A boa notícia é que existe solução para muitas das dificuldades.

Antes de falar dos prós e contras, é preciso explicar rapidamente como ele funciona.

Entenda o funcionamento do SNMP

Em primeiro lugar, o protocolo possui três funcionalidades principais, porque o modelo OSI é a base de sua filosofia de gerenciamento, precisando dos componentes:

1. Aplicação Gerente, localizada no computador host na rede, cujo papel principal é pesquisar os agentes para determinadas informações solicitadas. Há diversos gerenciadores de shareware disponíveis. Por exemplo: para PCs, o NetGuard, que é gratuito.

2. Aplicação Agente, que sai de cada nó na rede e coleta informações (rede e terminal) de acordo com o indicado na MIB. Existem diversos agentes de domínio público, sendo mais conhecido o CMU.

3. Base de Informações de Gerenciamento (Management Information Base) ou MIB. Por meio destes elementos centrais, o protocolo SNMP proporciona ao usuário o poder de gerenciar remotamente uma rede de computadores. Seu projeto permite pesquisar e definir valores de terminal, bem como monitorar os eventos de rede.

Dessa maneira, é comum o uso de SNMP, por exemplo, se você estiver usando TCP/IP em uma LAN, pois o protocolo deve ser bastante simples de implementar. Aliás, simplicidade é uma das vantagens dele, como você vai ver no próximo tópico.

É importante dizer que o SNMP é um protocolo do nível de aplicação da Arquitetura TCP/IP e opera sobre o UDP (User Datagram Protocol). É considerado simples porque os agentes dependem de um software mínimo.

Simples e expansível

Simplicidade e popularidade andam juntas quando o tema é SNMP. Afinal, seus agentes estão disponíveis em inúmeros dispositivos de rede – de computadores a pontes, passando por modem e impressora, entre outros. A palavra é interoperável portanto.

O fato de consumir poucos recursos da rede e de processamento ajuda na fama do protocolo, permitindo sua inclusão em equipamentos muito básicos, como as impressoras. Sua facilidade permite utilizar o SNMP em tantos dispositivos diferentes.

O SNMP concentra boa parte do processamento na máquina do manager. Como resultado, os nós da rede conseguem usar o protocolo mesmo sem ter um maior poder de processamento.

Além disso, o projeto do SNMP facilita sua implementação inclusive em uma grande rede. Sua configuração não demora muito tempo para ser concluída e, também, não requer muito processamento nos nós da rede.

Embora possa não ser imediato, o projeto do SNMP torna viável a programação de variáveis que você gostaria de monitorar, porque cada uma delas contém somente: nome da variável; tipos de dados dela (inteiro, string etc.); se é somente de leitura ou de leitura e escrita; e seu valor.

Ainda nas vantagens, a expansibilidade é outro destaque. O protocolo pode ser atualizado facilmente para se adequar às necessidades de usuários no futuro. E o SNMP pode assumir diversos trabalhos de dispositivos, como os roteadores, pois seus agentes podem ser estendidos para cobrir os dados deles – fornecendo um sistema padrão de controle e monitoramento de rede.

Benefícios do Simple Network Management Protocol

Componentes de redes locais ou não podem ser monitorados e gerenciados igualmente, em princípio, utilizando o SNMP. Por ser um protocolo de camada sete, inclusive com abstração de outras camadas da rede, o gestor consegue gerenciar um dispositivo que esteja fora da sua rede original.

O SNMP auxilia na localização de problemas e falhas. Com um gerente (SLAview, por exemplo), você visualiza gráficos sobre estatísticas de tráfego, nível do toner em impressoras, CPU e memória. Além disso, pode até mesmo analisar o número de processos executados em um certo dispositivo.

À propósito, o SLAview consegue também ajudar automatizar o gerenciamento de incidentes, e em tempo real. Assim, o SNMP assume sua posição de protocolo robusto e bem-definido, largamente aceito por fabricantes e gestores de rede; aliado tanto na tomada de decisões quanto na antecipação de problemas.

Novo modelo de segurança: Vantagens e desvantagens do SNMP

vantagens e desvantagens do SNMP

A melhoria no modelo de segurança, apresentada na versão SNMPv3, também contribui com a boa performance. Este update trouxe novos mecanismos para lidar com todas as falhas de segurança discutidas antes dele.

Os dois módulos principais desse formato são: Modelo de Segurança Baseado em Usuário (User-based Security Model – USM) e o Modelo de Controle de Acesso Baseado em Visões (View-based Access Control Model – VACM). O USM autentica, encripta e decripta os pacotes SNMP; o VACM administra o acesso aos dados na MIB.

Resultado: uso do potencial completo do protocolo, incluindo as instruções SET, sem prejudicar a segurança da rede. Esta atualização trouxe criptografia com algoritmo DES e autenticação com MD5 e SHA. O SNMPv3 garantiu confidencialidade, integridade, autenticação e controle de acesso.

Em resumo, o Protocol Data Unit (PDU) efetivo que carrega a instrução do SNMP (SNMPv1 ou SNMPv2) é encapsulado em um PDU do SNMPv3. A operação fornece funções relacionadas à segurança no nível de processamento de mensagens. Entretanto, a comunicação precisa que estação de gerenciamento e agentes usem a mesma SNMP engine para funcionar.

Desvantagens do SNMP

O protocolo de gerência de rede SNMP não é perfeito, tem suas falhas. Contudo, a boa notícia é que a maioria delas pode ser contornada, porque seu projeto flexível permite superar as deficiências.

No quesito segurança, sobre o qual são apontados grandes problemas, a expansibilidade do SNMP permitiu, já na versão SNMPv2, adicionar alguns mecanismos que ajudaram a combater os três principais desafios:

1. Privacidade de dados, evitando o acesso indevido às informações levadas pela rede.

2. Autenticação, inibindo o envio de dados falsos pela rede por intrusos.

3. Controle de acesso, restringindo o acesso de variáveis particulares a certos usuários e, desse modo, removendo a possibilidade de um usuário derrubar a rede acidentalmente.

Falamos da segurança do SNMPv3 anteriormente. Então, vamos a outro item entra nas desvantagens do protocolo: a simplicidade (sim, é meio contraditório). A consequência da exigência de simplicidade adotada no desenvolvimento do protocolo teve seus efeitos colaterais, digamos.

Lembrando que o SNMP (descrito nos RFCs 1155, 1157, 1212, 1213) foi projetado, em meados dos anos 80, na intenção de dar uma resposta aos problemas de comunicação entre diversos tipos de redes.

Basicamente, pretendia oferecer uma alternativa facilmente implementável e com baixo overhead para o gerenciamento de roteadores, servidores, workstation e outros recursos de redes heterogêneas. E a meta era que ele fosse apenas uma solução provisória até surgir algo melhor.

Ou seja, o SNMP acabou deixando de lado algumas características, levando a deficiências. Por exemplo: suporte para a transferência eficiente de grandes blocos de dados e estratégias de gerenciamento de rede centralizado.

Desafios no uso do SNMP

Outras queixas frequentes: o protocolo não é muito eficiente devido à transmissão de muitos dados desnecessariamente; a organização das variáveis na árvore MIB também deixa a desejar; por usar endereçamento IP, é impossível monitorar ou reconfigurar um dispositivo que não pode ser alcançado para resolver um problema de roteamento de rede.

As limitações de traps SNMP entram na lista de dificuldades porque, ao contrário dos protocolos alternativos, a atração SNMP associada não apresenta qualquer prova de que a mensagem foi recebida pelo gerenciador do protocolo.

As versões mais atuais dele incorporam um tipo de mensagem totalmente novo, conhecido como mensagem de “informação” do associado, conteúdo este a ser confirmado posteriormente pelo gerente.

O SNMP é assíncrono (a medida quadrada das mensagens é transmitida somente se algo for relatado). Desse modo, não existe uma forma automática de ter certeza que um dispositivo ainda está online. Um obstáculo em comparação com outros protocolos, em que o “comando mestre” solicita uma atualização de cada dispositivo constantemente.

Além disso, o SNMP é incompatível com protocolos como Modbus ou DNP3. Mas a solução é associar o dispositivo de conversão SNMP. Falando do SNMPv3, lançado em 1997 (RFC 3414), muitos equipamentos não têm suporte para esta versão, aliás.

Conheça o protocolo: Vantagens e desvantagens do SNMP

Os protocolos e padrões de gerenciamento surgiram para facilitar a comunicação e os processos, evitando incompatibilidades entre diversos “padrões” dos fabricantes.

Sentindo a necessidade de uma representação padronizada, a IAB (Internet Activities Board) apresentou a proposta do SNMP em 1989, como uma solução temporária para gerenciamento de redes TCP/IP. Sua aceitação foi tanta que o SNMP tornou-se um padrão de fato na indústria.

Hoje, você viu as vantagens e desvantagens do SNMP. Quer saber mais sobre como funcionam e quais as diferenças entre SNMP v1, v2 e v3? Dá uma olhada aqui neste post. Não perca também uma videoaula em nosso canal para entender melhor o SNMP. Confira abaixo um conteúdo especialmente preparado para você aprender na prática:

Enfim, esperamos que este post possa auxiliar você na compreensão das vantagens e desvantagens do SNMP, para tomar as decisões mais alinhadas aos seus objetivos, além de encarar as limitações com outro olhar, encontrando alternativas.

Referências:

gta.ufrj.br/grad/00_1/joao/vant.htm

penta2.ufrgs.br/gereint/snmp2.htm

telcomanager.com/blog/o-que-e-snmp/

cin.ufpe.br/~flash/ais98/gerrede/gerrede.html

gta.ufrj.br/grad/11_1/snmp/cap4p2.html

motadata.com/pt/blog/a-deep-dive-into-snmp-types-limitations-and-advantages/

Tem dúvidas sobre algum assunto em Monitoramento de TI?

Deixe aqui temas que gostaria de ver em nossos canais e vamos preparar conteúdos especiais para você.

Acesse o nosso canal no Youtube.
Clique na imagem e confira.


Método M6Vx2:
Conheça as 6 verificações vitais para construir um monitoramento de rede eficiente e robusto

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

plugins premium WordPress

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Iniciar conversa
1
Estamos online
Olá, tudo bem?

No que posso ajudar?