Zabbix na Educação 4.0: Aplicações e vantagens

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Equipe NOTO
em Agosto 28, 2022

Infraestrutura de TI funcional e de alto desempenho. É disso que escolas, faculdades técnicas, universidades e outras instituições de ensino precisam atualmente. Porém, nem sempre há recursos sobrando para arcar com soluções caras. Entenda por que usar Zabbix na Educação 4.0.
zabbix na educação

Trabalhar com Zabbix signifca não apenas ter à disposição um software livre do pagamento de direitos autorais, mas também uma grande variedade de recursos de monitoramento, para inúmeros ramos de negócios. Já mostramos como Zabbix é interessante para o marketing. Hoje, é a vez de apresentar os benefícios e usos do Zabbix na Educação 4.0.

Além disso, aprender sobre os diferentes campos de aplicação do Zabbix ajuda ampliar o leque de oportunidades. Portanto, se você é gestor em alguma instituição de ensino ou profissional de monitoramento de rede, já tem tem bons motivos para ler este post até o fim. Vamos lá!

Realidade atual pede soluções mais eficazes e econômicas

Em primeiro lugar, universidades, institutos e escolas rompem barreiras e servem de modelo no desenvolvimento e introdução de tecnologia em diversos setores. Foi-se o tempo em que a TI atuava principalmente na administração ou comunicação por e-mail nessas instituições, que atualmente lidam com extensas infraestruturas, uma enorme quantidade de recursos.

Em segundo lugar, os conteúdos educacionais estão sendo cada vez mais oferecidos via internet. Por exemplo, os vídeos nos quais professores transmitem as disciplinas e tarefas para seus alunos fazem parte da rotina de muitas escolas. Aliás, um processo de digitalização que ganhou impulso com a pandemia de covid-19.

E mesmo no caso da organização dos estudos por meio de portais web e sistemas que não são da Tecnologia da Informação – da engenharia de serviços de construção à tecnologia de laboratório –, todos são integrados à respectiva TI central como resultado.

Soluções individuais para o setor educacional são justificadas ao monitorar hardwares ou aplicativos desenvolvidos pela própria organização, para os quais não existe uma solução padrão disponível. No entanto, os custos para esses projetos personalizados são altos e as restrições financeiras não são exclusividade da esfera pública.

Desse modo, encontrar meios baratos e eficazes de aplicativos e serviços de monitoramento de alta qualidade é um desafio constante. A ferramenta de código aberto Zabbix pode ser implementada e usada por qualquer pessoa gratuitamente e, ainda assim, entregar uma variedade incrível de funções e recursos aos clientes mais exigentes.

Possíveis usos do Zabbix na Educação

  • Configurar alarmes sobre qualquer perda de dados no sistema de TI da escola.

  • Identificar os usuários internos do sistema e exibir seus nomes de usuário e endereço IP do host.

  • Integrar Zabbix aos ambientes físicos, virtuais e em nuvem por meio de um console de gerenciamento central. Assim, todos na instituição têm acesso centralizado às informações e fontes necessárias.

  • Monitorar fontes e canais de internet utilizados por alunos e colaboradores.

  • Monitoramento de sistemas de TI com objetivo de proteger a Propriedade Intelectual (PI), inclusive com notificação se tais informações foram divulgadas fora dos critérios permitidos.

  • Acompanhamento simultâneo de todos os dispositivos, tais como os computadores.

  • Visualização de todo o sistema de atendimento nas instituições de ensino que utilizam cartões de identificação eletrônica.

  • Notificação antecipada de possíveis vírus, worms, cavalos de Tróia e outras ameaças de infecção do sistema.

Vantagens do Zabbix nas instuições de ensino

  • O Zabbix na Educação 4.0 ajuda aumentar a estabilidade da infraestrutura e dos serviços de Tecnologia da Informação.

  • Auxilia no controle da disponibilidade de aplicativos de suporte com ferramentas abrangentes de backup e recuperação.

  • Assegura que os sistemas de TI da instituição sejam usados de maneira adequada pelos usuários envolvidos (alunos e funcionários), e para fins legítimos.

  • Notifica com antecedência possível perda ou cópia de IP.

  • Permite organizar a detecção e resolução proativa de problemas.

  • Favorece a redução de trabalho manual e a economia de recursos humanos, como resultado.

Importância da Segurança da Informação nas escolas

zabbix na educação

Notificar rapidamente a presença de ameaças cibernéticas e dar o alarme sobre perda de dados são duas das funções do Zabbix, como você viu nos possíveis usos do software. São exemplos de como essa ferramenta poderosa de monitoramento contribui com a segurança da informação nas escolas.

Afinal, essas instituições lidam com informações e dados sigilosos na maior parte do tempo –de alunos, famílias, funcionários e fornecedores. Tudo fica registrado nos arquivos do sistema e precisa de recursos e boas práticas de segurança e privacidade para não cair nas mãos erradas, gerando incontáveis transtornos.

Em vez de uma enorme papelada, como era comum nas escolas tempos atrás, atualmente a tecnologia permite armazenar um volume gigantesco de dados na nuvem, por exemplo. Logo, surgiram também os riscos de ter informações expostas indevidamente. Isto é, a segurança da informação nas escolas requer planejamento e continuidade em todos os seus ambientes.

A falta de um software de monitoramento ainda favorece: perda de dados devido ausência/erro de backup; prejuízos diversos resultantes de problemas com hardware sem acompanhamento; insatisfação de clientes que não conseguem acessar sistemas sempre lentos ou indisponíveis; retrabalho dos colaboradores e perda de produtividade, entre outros eventos que impactam o caixa e a imagem das empresas, privadas ou públicas.

Monitoramento da infraestrutura na sala de aula 4.0

A Educação 4.0 chegou. E inclui elementos que costumamos falar com frequência por aqui, ou seja, inteligência artificial e Internet das coisas (IoT). O conceito está ligado ainda à revolução tecnológica, linguagem computacional e ao learning by doing (aprender por meio da experimentação, vivências, mão na massa e projetos).

A ideia é que escolas e universidades tenham uma infraestrutura de TI capaz de dar suporte a tudo isso, seja alugando ou comprando seus ambientes. O que importa é que a tecnologia consiga atuar como forte aliada no fornecimento de experiências inovadoras de ensino e aprendizagem.

O desafio de incorporar novas tecnologias, transformar a cultura e aliar proposta pedagógica às novidades é grande para os gestores. E não é o objetivo deste post entrar nesse assunto, bem como na desigualdade entre as instituições na transformação digital, embora estes sejam temas relevantes.

Entretanto, é inegável que o modelo de negócios das instituições de ensino está mudando, e precisa que a implantação dos recursos tecnológicos seja sustentável e escalável. Para isso acontecer, é essencial monitorar, acompanhar, medir, analisar, enfim, nada de “achismos”.

O poder da nuvem e do Zabbix na Educação

Dissemos que uma das possibildades é a integração do Zabbix aos ambientes físicos, virtuais e em nuvem da instituição de ensino graças a um console de gerenciamento central.

Mas, para mostrar todo o potencial do softaware, vamos dar destaque ao papel da computação em nuvem, pois falamos anteriormente da relevância da escalibilidade na implantação de recursos tecnológicos na Educação. Afinal, a computação em nuvem é uma tecnologia complexa que transforma o foco dos recursos físicos para recursos virtuais.

Na prática, a computação na nuvem na Educação permite o acesso, a produção e armazenamento de textos, fotos, vídeos, infográficos e muito mais arquivos na internet. Além disso, possibilita a execução de uma série de tarefas sem a necessidade de fazer download e instalar/baixar aplicativos ou arquivos.

A capacidade de viabilizar o acesso dos pesquisadores a uma gigantesca variedade de dados, tornando a análise, o compartilhamento e a disseminação deles mais prática e rápida, é um exemplo do poder da cloud computing no ensino superior.

O papel da tecnologia também é fomentar a colaboração contínua e as análises aprofundadas, oferecer ferramentas de visualização que otimizam os processos de estudantes e pesquisadores acadêmicos. Afinal, nada melhor do que conseguir acessar e modificar arquivos a todo momento.

No quesito escalabilidade, a ampliação de aplicativos de forma rápida e fácil faz com que o número crescente de usuários seja atendido, beneficiando escolas, faculdades e universidades.

Os principais benefícios da nuvem para a Educação

  • Criar ambientes de sala de aula virtual: por meio de software baseado em nuvem (SaaS), as escolas conseguem oferecer salas de aula virtuais para seus alunos. Dessa forma, não precisam investir pesado em infraestrutura. E ainda podem enxugar as despesas com professores regulares em seu corpo docente.

  • Facilitar a acessibilidade: o potencial da nuvem é incomparável neste quesito, porque a nuvem é perfeita para acesso fácil dos alunos ao conteúdo de cursos, aplicativos e dados – a qualquer momento, em qualquer lugar, incluindo atividades em grupo. Dificuldades de localização e tempo não existem mais, pois a cloud computing garante a entrega contínua de conteúdo.

  • Redução de custos para escolas e alunos: para as instituições de ensino, simplificar processos quer dizer diminuir gastos com gerenciamento; já os alunos não precisam investir em livros e aplicativos caros. Os recursos de aprendizagem estão sempre na nuvem.

  • Segurança no armazenamento de dados: a computação em nuvem oferece o benefício do armazenamento seguro de dados. Isso ocorre ao adotar uma VPN, permitindo que o conteúdo de aprendizagem seja facilmente transferido para os usuários sem comprometer sua integridade.

Menos trabalho manual, mais proatividade: Zabbix na Educação

Em tempos de mudanças aceleradas, poder organizar demandas, detectar e resolver problemas proativamente não tem preço. Também é crucial a reduzir o trabalho manual e economizar recursos humanos. Tudo isso faz parte da inovação na prática educacional. Tudo isso e muito mais pode ser feito com ajuda do Zabbix na Educação 4.0.

Mais do que nunca, é hora de repensar todo o processio de ensino/aprendizagem, acreditando e investindo nas ferramentas que auxiliam na entrega de conteúdos de qualidade e, ainda, na solução de problemas. Isto é, inovar e encontrar potências andam lado a lado, nas relações de tempo e espaço, no currículo, nas relações entre pessoas, práticas escolares, utilizando a cultura digital.

Aqui na NOTO, acreditamos no Zabbix na Educação e em muitos outros campos, porque acompanhamos, atualização após atualização, todas as melhorias que esse software poderoso de monitoramento vem ganhando. Em resumo, não é de hoje que o Zabbix está cada vez, mais seguro, disponível e flexível.  

Referências:

www.zabbix.com/education

revistaeducacao.com.br/2018/09/05/seguranca-da-informacao/

itforum.com.br/colunas/infraestrutura-de-ti-para-sala-de-aula-4-0-por-onde-comecar/

www.nasnuvens.rnp.br/artigo/como-a-computacao-em-nuvem-vem-revolucionando-a-educacao#:~:text=A%20computa%C3%A7%C3%A3o%20em%20nuvem%20cobre,cada%20vez%20maior%20de%20alunos.

www.escolasconectadas.org.br/blog/vantagens-computacao-nuvem

www.microsoft.com/pt-br/education/higher-education/education-transformation-framework/research

Tem dúvidas sobre algum assunto em Monitoramento de TI?

Deixe aqui temas que gostaria de ver em nossos canais e vamos preparar conteúdos especiais para você.

Acesse o nosso canal no Youtube.
Clique na imagem e confira.


Método M6Vx2:
Conheça as 6 verificações vitais para construir um monitoramento de rede eficiente e robusto

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

plugins premium WordPress

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Iniciar conversa
1
Estamos online
Olá, tudo bem?

No que posso ajudar?