Com o Zabbix 5.4 Relatórios, é possível receber relatórios em PDF agendados em sua caixa de correio. Um recurso que vem sendo muito procurado. Por isso, vamos mostrar alguns parâmetros de configuração dele, para ajudar você a aproveitar melhor esse aliado importante no monitoramento de TI.
Dessa maneira, você terá uma base consistente que servirá de alicerce para dispor de relatórios mais robustos e versáteis no futuro próximo. Afinal, eles são 100% baseados em widgets de painel.
É só uma questão de tempo até que mais widgets focados em relatórios sejam lançados. Assim, tanto os painéis quanto a funcionalidade de relatórios poderão ser otimizados.
Para colocar o tema de hoje em prática, em primeiro lugar, vamos resumir o update no Zabbix 5.4 Relatórios.
O que há de novo no Zabbix 5.4 Relatórios
O novo componente de serviço web responsável por gerar relatórios é um dos destaques, sendo possível instalar este servidor de forma rápida e fácil usando os pacotes fornecidos. Além disso, os relatórios funcionam imediatamente, ou seja, você não precisa inserir ou desenvolver scripts personalizados.
O Zabbix 5.4 Relatórios ainda inclui: configuração inicial simples de entender e, principalmente, implementar; e a opção de usar os tipos de mídia de e-mail existentes para enviar os relatórios.
Pensa que acabou? Não! Para completar a atualização mais recente do Zabbix, temos também o respeito dos relatórios às suas permissões, como às funções acrescentadas na versão 5.2 do software.
Fechando este resumo, que tal testar o relatório antes de implementá-lo? Isso é permitido no Zabbix 5.4 Relatórios. Você precisa apenas clicar no botão testar.
Relatórios programados: como funcionam
O Zabbix ficou incrível com uma nova seção de relatório programado. Nela, você encontra a lista de relatórios, o nome dos documentos, seu proprietário, as repetições (diárias, semanais etc.), o período para o qual o relatório é gerado e a data do último envio. Então, confira na imagem abaixo:
Criação
A criação de um relatório depende do preenchimento de alguns campos: proprietário, nome do relatório, dashboard, período (dia anterior, semana anterior, mês anterior, ano anterior, por exemplo); ciclo (frequência de envio – diário/semanal/mensal/anual); hora de início (a hora do servidor Zabbix é usada aqui); data de início e data de término.
Zabbix 5.4 Relatórios: Recebimento
Você pode usar a macro {TIME} para exibir a hora do servidor no assunto e no corpo da mensagem ao receber um relatório em PDF em sua caixa de correio, como resultado.
Aliás, no relatório PDF, você consegue exibir qualquer informação do painel, tais como gráficos, problemas, dados mais recentes e muito mais. As atuais alternativas de personalização são resultado dos widgets disponíveis.
Permissões
Um detalhe interessante: o novo relatório respeita as permissões do usuário. Portanto, é capaz de mostrar apenas os dados aos quais o usuário (o destinatário ou o criador do relatório) tem acesso.
Ainda sobre permissões, você encontra duas novas opções na seção funções do usuário. Uma delas é o Elemento de IU de relatórios programados. Dessa forma, você tem como conceder ou negar acesso à seção relatórios programados. Mas isso está acessível somente para tipos de superadministrador e usuário administrador.
E atenção! Caso o Elemento de IU de relatórios programados esteja desmarcado para a função, o usuário não conseguirá acessar a seção relatório programado – e verá uma mensagem de erro. O que vai acontecer também se você usar uma URL para acessar os relatórios programados.
Enfim, você viu aqui alguns dos principais parâmetros de configuração do Zabbix 5.4 Relatórios. Quer saber mais sobre as novidades da última atualização do software open source mais top do momento? Basta conferir este outro post aqui do blog.
Referência: https://blog.zabbix.com/
Deixe um comentário
You must be logged in to post a comment.