Acreditamos que sempre é possível melhorar o que já é bom, ou, no caso do Zabbix, ótimo. Por isso, desenvolvemos a ferramenta Relatório SLA CSV PDF: Zabbix Report 2.0. Este recurso é importante em situações como saber se o monitoramento está atendendo ao que foi combinado com o seu cliente, por exemplo.
Com ele, você ainda consegue medir o percentual de disponibilidade de um portal de vendas em um período específico, auxiliando na medição da confiabilidade do seu serviço, entre outras necessidades.
Assim, o Zabbix Report 2.0: Relatório SLA CSV PDF permite gerar relatórios e exportar os dados para validação, customizar períodos de aferição e muito mais. Tudo de acordo com as regras do seu negócio.
Relatório SLA, Zabbix e os negócios
O documento de TI que traz a descrição do Service Level Agreement (SLA) é exigido em qualquer relação contratual nesta área. Em português, é o Acordo de Nível de Serviço (ANS), com o qual podemos calcular o tempo médio da execução de cada atendimento ou ordem de serviço, como resultado. Dessa forma, esse tempo estipula o intervalo operacional ideal para cada tópico e se o prazo esperado para sua realização está sendo cumprido.
No entanto, muita gente não conhece e, portanto, não aproveita todo o potencial do Zabbix na gestão dos negócios. Enfim, estamos falando de tudo o que pode ser monitorado por esse software na estrutura de uma empresa, e é ligado à disponibilidade e/ou desempenho. Como no caso do exemplo que demos no começo deste post sobre o portal de vendas.
Imagine toda a infraestrutura por trás de um portal, incluindo servidores web, servidores de banco de dados, aplicação, armazenamento de dados, dispositivos de segurança etc. Além disso, é preciso considerar também a experiência do usuário, que pode ser monitorada e medida. E tudo isso afeta um negócio, concorda?
Conheça a ferramenta Zabbix Report 2.0: Relatório SLA CSV PDF
O Zabbix possui um recurso chamado Serviços, no qual é possível configurar toda a estrutura do negócio, como uma árvore. Dessa maneira, você pode medir o percentual de disponibilidade de um comércio eletrônico em determinado período, baseado na árvore e nos triggers.
Com a ferramenta Zabbix Report 2.0: Relatório SLA CSV PDF, o campo Serviços recebe um importante aliado, porque amplia as possibilidades de monitoramento e levantamento de dados, essenciais à continuidade de qualquer negócio.
A ferramenta da NOTO é fruto da necessidade de um cliente de exportar em CSV o campo Serviços (SLA) do Zabbix. É um módulo específico que chamamos de SLA Multisserviços, capaz de exportar os dados também em PDF. Para isso, basta preencher de forma rápida campos como: Empresa, Links, Intervalo de Tempo e Tipo de Relatório desejado.
É uma mostra de como o conhecimento técnico e a criatividade permitem melhorar ainda mais as opções nativas do Zabbix. Confira nas imagens:
Zabbix e Relatórios
Enfim, aproveitando o tema de hoje, convidamos você a conferir outro post aqui do blog, que trata do novo componente de serviço web responsável por gerar relatórios de dashboards, um dos destaques da versão 5.4 do software open source mais utilizado no mundo.
A nova seção de relatório programado traz a lista de relatórios, o nome dos documentos, seu proprietário, as repetições (diárias, semanais etc.), o período para o qual o relatório é gerado e a data do último envio. Então, você pode receber relatórios em PDF agendados em sua caixa de correio. Veja os detalhes sobre relatórios programados neste link.
Saiba como a ferramenta Zabbix Report 2.0: Relatório SLA CSV PDF funciona na prática. Assista ao vídeo abaixo e evolua no seu monitoramento. O Zabbix vai muito além de acompanhamento e envio de e-mails. Portanto, utilize todo o potencial do software pensando em três camadas: operacional, tática e estratégica.
Veja também:
https://www.zabbix.com/documentation/current/pt/manual/it_services
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